BEM VINDOS!



quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Da Amazônia para os aquários do mundo

Atividade importante para a economia dos municípios em que se desenvolve, a exploração de peixes ornamentais destina-se a vários países no mundo. As principais cidades que a atividade se desenvolve são as da calha do Rio Negro, que pela característica química de suas águas, apresenta grande número de espécies desse tipo. Barcelos é a principal, contribuindo com 85% das exportações brasileiras, com principais mercados no Japão, Europa e Estados Unidos. As duas espécies mais negociadas são o cardinal e o Acará disco, entre outras, empregando diretamente 2.800 famílias em Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro.
  Mas a atividade vem recebendo várias críticas pela pressão sobre as populações dos peixes mais valiosos, e pelas péssimas condições de trabalho dos pescadores que recebem muito pouco pelas unidades vendidas às empresas exportadoras.
   Nos últimos anos a atividade vem sofrendo concorrência dos países vizinhos (Colômbia e Venezuela) que possuem custos logísticos menores, e as ameaças das espécies que estão sendo reproduzidas na Ásia pra comercialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário