BEM VINDOS!



quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Professor Estevan Bartoli lança o livro “O Amazonas e a Amazônia – geografia, sociedade e meio ambiente”

A Editora MemVavMem lança nesta sexta-feira (26) o livro didático “O Amazonas e a Amazônia – geografia, sociedade e meio ambiente”, de autoria do professor universitário Estevan Bartoli, mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia.  O lançamento acontece às 19h no Açaí & CIA, tradicional ponto de encontro de intelectuais e jornalistas, localizado na rua Acre, Vieiralves. Pelas lentes da Geografia, o autor realiza uma leitura dos principais aspectos que compõem o espaço geográfico da Amazônia e do Estado do Amazonas. Direcionado aos estudantes do ensino médio, o livro traz o que há de mais atual nas ciências geográficas e está baseado em recentes pesquisas de autores consagrados, além de apresentar base cartográfica atualizada, em que cartas, mapas e imagens de satélites enriquecem as análises feitas pelo autor sobre a Amazônia.
Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), o professor Estevan Bartoli por alguns anos atuou na docência em Geografia do Ensino Médio e Superior na rede privada de ensino em Manaus, oportunidade em que desenvolveu um trabalho sério e competente, lembrado com carinho por seus alunos e colegas. Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas (2009), e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia Brasileira (NEPECAB), Bartoli tem experiência na área de Geografia e Sociologia, com ênfase em Geografia e Sociologia Urbana e Econômica, atuando, principalmente, nos temas espaço intraurbano; segregação socioespacial; e natureza na cidade. Atualmente, o professor Estevan Bartoli exerce o magistério superior na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no campus de Parintins, cidade onde reside.
  Dividido em quatro unidades, “O Amazonas e a Amazônia – geografia, sociedade e meio ambiente” apresenta uma nova geografia da Amazônia, que se inicia com a análise de seu complexo natural, onde se abordam as heranças físicas (estrutura geológica, relevo, solos, clima e vegetação) e se enfatiza as potencialidades e limitações da ocupação humana. Na segunda unidade, o autor aborda as principais características da economia e da infraestrutura da região, numa análise crítica sobre os rumos da inserção econômica amazônica no Brasil e no mundo, revelando os impactos socioambientais oriundos dessas atividades. Desafios na geração de energia, avanço da fronteira agrícola e suas conseqüências, recursos pesqueiros, extrativismo e os rumos da Zona Franca de Manaus, são alguns temas dessa unidade.
Das pequenas cidades ribeirinhas a grandes metrópoles, a Amazônia se encontra urbanizada, residindo nessa temática um dos maiores desafios atuais: repensar as cidades na floresta. Os destinos dos heterogêneos agrupamentos humanos e seus respectivos espaços de assentamento são temas discutidos na unidade três. Dos grupos indígenas às populações tradicionais, o conceito de sociodiversidade e etnodiversidade são acompanhados da reflexão de que o destino da maior floresta tropical do planeta está ligado à existência dessas populações. 
Nas últimas décadas, a emergência da temática ambiental e das preocupações a respeito dos destinos dos ecossistemas, dos recursos naturais e das potencialidades advindas da biodiversidade, deram à Amazônia maior visibilidade no cenário internacional. Com as transformações climáticas e a possível escassez de água num futuro próximo, a região passa a ser ressignificada frente a esse cenário, surgindo possibilidades da formação de novos mercados, como o de carbono e o da vida, este último em plena expansão, baseado em produtos oriundos da biodiversidade. São temas presentes na unidade quatro onde o autor aborda os períodos em que a Floresta Amazônica foi sendo apropriada e transformada de acordo com os contextos, cenários e fases atravessados pelo capitalismo internacional.
Legenda da foto – Professor Estevan Bartoli ministra palestra a alunos do ensino médio, público-alvo do livro lançado nesta sexta-feira.
CONTATO – JORNALISTA DENISON SILVAN
Fone 8105-2550 – denisonsilvan@hotmail.com

Um comentário: